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quarta-feira, 8 de maio de 2013

ARTIGO 181 - PARÂMETROS CURRICULARES ENXADRÍSTICOS CURRICULARES.


Parâmetros Curriculares
Enxadrísticos Pedagógicos
(PCEP's)
Parâmetros Curriculares Enxadrísticos Pedagógicos
1. Conceito
Os Parâmetros Curriculares Enxadrísticos Pedagógicos (PCEP’s) foram elaborados pela equipe pedagógica da Academia de Xadrez Pedagógico do Brasil tendo por objetivo estabelecer uma referência curricular enxadrística pedagógica e apoiar a revisão e/ou a elaboração da proposta curricular do jogo de Xadrez Pedagógico nos Estados ou das instituições integrantes da Programação Neuro Xadrez - PNX e do Sistema de Avaliação Xadrez Pedagógico - SAXP da AXP BRASIL.
Os Parâmetros Curriculares Enxadrísticos Pedagógicos foram elaborados levando-se em conta as diversidades culturais e educacionais de nosso país. Os fundamentos teóricos e práticos dos PCEP’s auxiliam o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras tendo em vista o processo de construção do conhecimento por parte do aluno e o papel do professor como mediador entre o aluno e os seus pares sempre tendo uma correlação das disciplinas acadêmicas com o jogo-arte-ciência.
Parâmetro significa referência. Os Parâmetros Curriculares são exatamente isso: referências para subsidiar a revisão ou a elaboração dos currículos enxadrísticos pedagógicos para os estados e municípios. Levando em conta as modernas teorias de desenvolvimento da aprendizagem e a solicitação da sociedade e do mercado de trabalho em que o aluno deverá se inserir, a Academia de Xadrez Pedagógico do Brasil elaborou duas ferramentas inovadoras que são a Programação Neuro Xadrez e o Sistema de Avaliação Xadrez Pedagógico permitindo assim, um diálogo com projetos já existentes e experiências bem-sucedidas, que possam adaptar-se às características regionais e à realidade de cada instituição educacional, cultural, social e desportiva do Brasil.
Portanto, os PCEP’s foram elaborados a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e visam subsidiar técnicos e professores, particularmente os que se encontram mais isolados e com menos contato com a produção enxadrística pedagógica atual.
2. Os PCEP’s e a Educação Básica
O Xadrez Pedagógico inserido na Educação Básica tem o objetivo de desenvolver as capacidades e habilidades cognitivas, educacionais e sociais dentro dos currículos acadêmicos, assegurando-lhes uma formação comum indispensável para o exercício do ensino do xadrez pedagógico em qualquer área de ensino.
Os PCEP’s nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, que será complementada, em cada sistema de ensino e instituição escolar, por uma base diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da educação, da cultura e do social.
3. Os PCEP’s na Educação Infantil
A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança, até os 6 anos de idade. O professor de educação infantil é o mediador entre as crianças e os diversos universos sociais nos quais elas interagem, possibilitando a criação de condições para que elas possam, aos poucos, desenvolver capacidades ligadas à tomada de decisões, à construção de regras, à cooperação, à solidariedade, ao diálogo, ao respeito a si mesmas e ao outro. Deve levar em conta que: "a criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar o ambiente."
É para essa criança, com essas características, que a Academia de Xadrez Pedagógico do Brasil pensou em criar uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil, inserindo o Xadrez Pedagógico na sua formação pessoal, educacional, cultural, desportiva e social. São esses fatores que oferecem segurança para um desenvolvimento saudável, para uma auto-imagem positiva e para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.
4. Fundamentos dos PCEP’s na Educação Básica
            a) Artes Enxadrísticas como meio de integração social.
-         Desenvolvimento da Expressão;
-         Desenvolvimento do Equilíbrio;
-         Desenvolvimento da Auto-estima;
-         Desenvolvimento do Autoconhecimento.
b) Pensamentos Enxadrísticos – Capacidade cognitiva.
-         Desenvolvimento da Ação;
-         Desenvolvimento da Percepção;
-         Desenvolvimento da Sensibilidade;
-         Desenvolvimento da Cognição;
-         Desenvolvimento da Imaginação.
            c) Linguagem Oral e Escrita – Criando condições pra o descobrimento do aspecto funcional da comunicação oral e escrita.
-         Desenvolvimento do Interesse;
-         Desenvolvimento da Curiosidade;
-         Desenvolvimento das Habilidades,
d) Matemática – Organização do pensamento e do raciocínio – lógico.
-         Desenvolvimento de Noções Matemáticas;
-         Desenvolvimento de Contagem;
-         Desenvolvimento das Relações Quantitativas;
-         Desenvolvimento das Relações Espaciais.
5. Os PCEP’s na Educação Infantil
(O Xadrez e o Lúdico)
MATERNAL - 3 ANOS
-         Criação de desenhos enxadrísticos;
-         Pinturas com desenhos sobre o xadrez;
-         Colagens;
-         Respeito e cuidado com os materiais produzidos individualmente e em grupo;
-         Valorização de suas próprias produções e das de outros colegas;
-         Observação e identificação das peças enxadrísticas;
-         Leitura de obras infantis correlacionadas com o jogo de xadrez, com base na narração, descrição e interpretação de imagens e objetos enxadrísticos;
-         Contagem oral das casas do tabuleiro;
-         Construção das primeiras idéias sobre quantidade;
-         Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas;
-         Exploração de diferentes procedimentos enxadrísticos para comparar grandezas;
-         Introdução às noções de medida de comprimento, por meio da utilização de medidas não convencionais mais aplicadas no tabuleiro de xadrez;
-         Exploração e identificação de profundidades geométricas das peças do xadrez como formas, tipos de contornos, tamanho etc;
-         Manipulação das peças de xadrez para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais;
-         Repertório de canções enxadrísticas para desenvolver a memória musical;
-         Participação em atividades que envolvem brincadeiras ( dinâmicas) e canções que dizem respeito ao xadrez;
-         Expressão de idéias por meio de desenhos.
INFANTIL I – 4 anos
-         Modelagem com base no jogo de xadrez;
-         Linguagem dos elementos das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço e textura;
-         Conhecimento das produções artísticas correlacionadas ao xadrez: desenhos, pinturas, colagens, ilustrações e fotografias;
-         Apreciação das suas produções e dos outros colegas, por meio da observação e da leitura;
-         Exploração dos espaços tridimensionais na realização de suas produções enxadrísticas;
-         Respeito às características pessoais correlacionadas: gênero, etnia,sexo, estrutura das peças de xadrez;
-         Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral e a notação numérica;
-         Bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos das peças e tabuleiro;
-         Identificação da posição de uma peça no tabuleiro gigante, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
-         Introdução à noção de medida de comprimento correlacionado ao tabuleiro e as peças;
-         Reconhecimento de elementos básicos: frases, pontos, elementos que se repetem etc;
-         Produção de textos coletivos ditados oralmente para diversos fins;
-         Apresentação do alfabeto correlacionado ao jogo de xadrez;
-         Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
-         Trabalho com as letras do alfabeto.
INFANTIL II – 5 anos
-         Exploração e utilização de alguns procedimentos enxadrísticos necessários para desenhos, pinturas e modelagem, identificando seu uso nas produções do outro;
-         Apreciações das produções enxadrísticas e estabelecimento de correlações com suas experiências pessoais;
-         Iniciativa a autonomia para resolver pequenos problemas do cotidiano;
-         Participação em situações enxadrísticas nas quais os alunos escolhem os parceiros, os objetos e os espaços, agindo criativamente sobre eles;
-         Conhecimento e utilização de algumas regras elementares de convívio social e respeito a eles;
-         Valorização do diálogo como forma de lidar com conflitos;
-         Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
-         Identificação da posição do número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
-         Relação entre um número e a sua respectiva quantidade;
-         Apresentação dos números, principalmente de  um a oito;
-         Utilização do raciocínio lógico – matemático para resolver e registrar problemas não – convencionais ou que envolvam o emprego de noções simples de cálculo mental;
-         Introdução às noções de medida de tempo, pela utilização do relógio de xadrez;
-         Associação e registro de um número relacionand0-o à sua respectiva quantidade;
-         Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos;
-         Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;
-         Participação em situações que envolvem a necessidade de argumentar suas idéias e sues pontos de vista e de questionar as idéias e os pontos de vista do outro;
-         Narração de fatos em seqüência temporal e causal;
-         Reconto de histórias conhecidas correlacionadas com o xadrez pedagógico considerando suas características originais no que se refere á descrição de personagens, aos cenários e objetos, sem a ajuda do professor;
-         Identificação das letras do alfabeto, associando-as as palavras usadas no aprendizado do xadrez básico;
-         Apresentação das vogais em contextos enxadrísticos;
-         Participação em situações em que os alunos leiam, ainda que não o façam de maneira convencional;
-         Trabalhos com as letras do alfabeto correlacionando ao jogo de xadrez.
6. Os PCEP’s no Ensino Fundamental I
(O Xadrez como um Jogo)
-         Estabelecer relações entre características e comportamentos do ambiente em que vivem;
-         Aprender a formular questões;
-         Propor soluções para problemas;
-         Colocar em prática conceitos, procedimentos e atitudes;
-         Estabelecer relações mais próximas com o universo cultural dos alunos;
-         Ampliar as possibilidades de aproximação dos saberes específicos de todas as áreas de conhecimento;
-         Estabelecer um diálogo permanente entre o professor e o aluno;
-         Desenvolver o espírito crítico, a imaginação, o sentido de cooperação e o gosto pelo aprender;
-         Explorar a utilização da linguagem oral;
-         Propiciar a pesquisa em grupos;
-         Expressar sentimentos e opiniões defendendo seus pontos de vista e respeitando os dos outros colegas;
-         Conhecer semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de vida de algumas populações e de outras épocas e lugares que fazem parte da história enxadrística;
-         Desenvolver as capacidades de análise e síntese através das atividades motivadoras proporcionadas pelo xadrez pedagógico;
-         Valorizar as atividades em grupo, através da construção coletiva de ações críticas e cooperativas;
-         Preenchimento das planilhas enxadrísticas para facilitar a leitura e a interpretação das informações praticadas pelo xadrez pedagógico;
-         Utilização de registro de gráficos, desenhos e esquemas como recurso para expressar idéias, descobrir formas de resolução e comunicar estratégias de resultado.
7. Os PCEP’s no Ensino Fundamental II
(O Xadrez como uma Arte)
-         Favorecer a formação da identidade;
-         Possibilitar a análise e a realização de manifestações artísticas;
-         Desenvolvimento de posturas e valores às relações entre os colegas;
-         Desenvolver situações que favoreçam a imersão do aluno na comunidade;
-         Posicionamento individual do aluno para propiciar o desenvolvimento de sua autonomia intelectual;
-         Desenvolvimento de temas correlacionados com as relações sociais nas quais os alunos estão imersos;
-         Possibilitar o trabalho em diferentes fontes de pesquisa correlacionadas ao xadrez pedagógico;
-         Contribuir de forma intencional com o entendimento dos saberes, viabilizando o uso da linguagem enxadrística;
-         Estabelecer relações entre os conceitos estudados, a fim de que os alunos tenham subsídios para contribuir ligações entre os conhecimentos e a vida prática;
-         Construir ligações entre os conhecimentos e a vida prática.
8. Os PCEP’s no Ensino Médio
(O Xadrez como uma Ciência)
-         Correlacionamento de teorias como modelos explicativos;
-         Características de modelos científicos e de teoria científica;
-         Análise, avaliação e posicionamento pesquisados através de situações sistematizadas;
-         Subsidiar e ampliar o conhecimento sobre os assuntos mais debatidos na atualidade;
-         Apresentar o texto como base para o trabalho com técnicas do xadrez pedagógico;
-         Explorar textos enxadrísticos que permitam o diálogo com outras áreas do conhecimento;
-         O tratamento metodológico do xadrez pedagógico auxilia os alunos na construção de argumentações;
-         Desenvolver as capacidades de raciocínio, de resolução de problemas e de comunicação, bem como o espírito crítico e a criatividade;
-         Possibilitar ao aluno a compreensão dos conceitos utilizados no xadrez pedagógico, utilizando-se da contextualização dos conteúdos curriculares como um dos recursos para que o aluno possa sair da condição de espectador e chagar a atender as inter-relações do xadrez como ciência;
-         Permitir ao aluno trabalhar com um banco de dados, selecionando, organizando e sintetizando para obter uma interpretação e compreensão dos resultados com base em experimentos e demonstrações de partidas jogadas.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:


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