RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

quarta-feira, 8 de maio de 2013

TEXTO 182 - APLICAÇÃO DO XADREZ NAS DECISÕES DO DIA - A - DIA.


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
Aplicação do xadrez nas decisões do dia-a-dia
O que se pode aproveitar, nas tomada de decisão cotidianas, nos conflitos diários, nas relações pessoais, dos elementos lúdicos e lógicos presentes no jogo de xadrez

Há muitos anos, quando ainda era criança, eu fui apresentado ao jogo de xadrez. Sem qualquer medo de errar, hoje afirmo que foi a melhor ferramenta para a minha vida pessoal desde então. A principal razão é bem simples: no xadrez, aprendemos a buscar a vitória e atingir nosso objetivo com determinação e necessariamente dentro de regras rígidas e pré-estabelecidas. Pode parecer pouco, mas esse princípio se mostra ausente e produz prejuízos em vários aspectos do nosso mundo.
 Vamos começar pelo trânsito? Há realmente muitos carros nas ruas; há um atraso em infraestrutura nas principais metrópoles; há "n" problemas contribuindo para a lentidão entre a porta de nossas garagens e nosso trabalho. Mas, sem dúvida, a completa desatenção com as "regras" ainda é a principal fonte de congestionamentos. As Leis de trânsito são absolutamente ignoradas por motoristas que se acham mais importantes, mais espertos ou acreditam ter mais urgência do que os demais. Aqui o principio do xadrez nos levaria a dirigir  absolutamente dentro das normas do Código Nacional de Trânsito (são as regras, afinal), mas, talvez, buscando rotas menos óbvias; avaliando horários alternativos combinados á atividades realocadas para melhorar a eficiência (combinações).  Por exemplo: mudando sua academia de ginástica para uma mais próxima do trabalho (e não de casa); com isso, sair duas horas mais cedo poderá representar menos tráfego sem acarretar ociosidade ou longa espera no destino. Mas, infelizmente, "aproveitar" as pistas seletivas, acostamentos e calçadas ainda é a pseudo-solução encontrada por muitos!
 Nas nossas relações interpessoais não é diferente. Não caberia aqui citar todos os inúmeros conflitos de interesses pelos quais passamos; frequentemente vejo, como no trânsito, pessoas tentando se impor  pela força; tentando "dobrar as regras"; ouvimos dizer que há pouco tempo, num pais muito distante, tentava-se até ignorar os termos de contratos já em vigor... mas não se sabe bem onde foi isso!   Aqui, novamente o aprendizado de esportes como o xadrez é muito útil. Nada mais comum durante uma partida do que planejar uma jogada, colocá-la em andamento e ser surpreendido por uma manobra do adversário que põe tudo a perder! Aqui, não houve irregularidades. A jogada do colega é lícita e está dentro das regras; só nos cabe parar, pensar e buscar outra solução. Reavaliar a posição e, com base na lógica, no conhecimento  e na própria experiência fazer o próximo lance. Alterações emocionais, gritos ou brados de "Não é justo!" não vão nos dar a vitória ou recuperar nossa estratégia vencida.
Hoje, eu vejo neste pequeno aprendizado de buscar o máximo,  o melhor, sempre  andando dentro das regras (e muitas vezes atingindo!) como um "ovo de colombo". É algo tão simples que nos é difícil acreditar que possa mesmo ser  tão poderoso.
 Fica minha sugestão: Experimente, tente! Se concordar, compartilhe; caso contrario, questione, critique e debata! Afinal, adversidades são sempre bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário