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domingo, 1 de setembro de 2013

TEXTO 201 - CÁLCULO DO RATING.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.cex.org.br/html/apresenta_template.php?template=atividades_calculo_rating.tpl



 
Em um torneio um jogador disputa várias partidas com diferentes jogadores. O que temos que fazer é tirar as diferenças do rating deste jogador com os ratings de seus adversários, somá-las e dividir o resultado da soma pelo número de adversário com rating. O resultado é a probabilidade de ganhar de seus adversários. Estas diferenças se obtêm na tabela apresentada no final.
Pode ocorrer que em um torneio alguns jogadores não tenham rating, deve-se então primeiro calcular o rating inicial desses jogadores.
Se nenhum jogador tiver rating, pode-se atribuir um rating inicial para todos (por exemplo 2000).
A fórmula para calcular o rating inicial é a seguinte:
Ri=Rm+400 (PG-PP)/N
Onde:
Ri = Rating inicial.
Rm = Rating médio dos adversários. É obtido somando-se todos os ratings dos adversários e dividindo pelo número dos adversários com rating.
Pg = Pontos ganhos pelo jogador contando os empates.
Pp = Pontos perdidos pelo jogador.
N = Número de partidas jogadas contra jogadores com rating (pode-se adotar um número mínimo de partidas, por exemplo, 16).
Não se contabiliza os pontos por ausência ou por descanso. Agora com este rating provisório para todos os jogadores que começaram sem rating calcula-se o rating para os jogadores que já tem rating. Assim:
Rn = Ra + K (P-Pe)


Onde:
Rn = Rating novo do jogador (após o torneio).
Ra = Rating antigo do jogador (antes do torneio).
K = É uma constante que varia de acordo com o rating do jogador.
Exemplo:
K
45
30
15
10
Rating
1900
2200
2350
O multiplicador K muda automaticamente durante o cálculo, no momento em que o rating muda de faixa.
P = Pontos obtidos pelo jogador sem contar os ganhos por ausência ou descanso.
Pe = Os pontos esperados, ou seja, os pontos que deve fazer o jogador de acordo com seu rating:
Pe = Rm - Ra ® A% ou B% (ver tabela em anexo)
Descoberto A% ou B% fazer o seguinte:
(A% ou B%) x total de adversários com rating dividido por 100
Ou seja:
1) Diminuir o Rm dos adversários do seu Ra obtendo uma diferença em A% ou B% (tabela).
A% = Probabilidade de vitória se o jogador tiver o rating mais altoque o rating médio.
B% = Probabilidade de vitória se o jogador tiver o rating mais baixo que o rating médio.
2) Pegar o valor de A% ou B% e multiplicar pelo total de adversário (que tenham rating) e divide-se tudo por 100 (porcentagem), obteve-se assim o resultado de Pe.
O resultado de (P - Pe) pode ser positivo ou negativo, será multiplicado pelo K corresponde ao rating. Depois disso é só somar o resultado ao rating antigo do jogador, fornecendo assim o rating novo.
DIF
A%
B%
DIF
A%
B%
0-3
50
50
198-206
76
24
4-10
51
49
207-215
77
23
11-17
52
48
216-225
78
22
18-25
53
47
226-235
79
21
26-32
54
46
236-245
80
20
33-39
55
45
246-256
81
19
40-46
56
44
257-267
82
18
47-53
57
43
268-278
83
17
54-61
58
42
279-290
84
16
62-68
59
41
291-302
85
15
69-76
60
40
303-315
86
14
77-83
61
39
316-328
87
13
84-91
62
38
329-344
88
12
92-98
63
37
345-357
89
11
99-106
64
36
358-374
90
10
107-113
65
35
375-391
91
9
114-121
66
34
392-411
92
8
122-129
67
33
412-432
93
7
130-137
68
32
433-456
94
6
138-145
69
31
457-484
95
5
146-153
70
30
485-517
96
4
154-162
71
29
518-559
97
3
163-170
72
28
560-619
98
2
171-179
73
27
620-735
99
1
180-188
74
26
736-
100
0
189-197
75
25
   
DIF = Diferença entre os ratings dos jogadores
A% = Probabilidade de vitória do jogador de rating mais ALTO em relação ao Rm.
B% = Probabilidade de vitória do jogador de rating mais BAIXO em relação ao Rm.
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