Em um torneio um jogador disputa várias partidas com diferentes jogadores. O que temos que fazer é tirar as diferenças do rating deste jogador com os ratings de seus adversários, somá-las e dividir o resultado da soma pelo número de adversário com rating. O resultado é a probabilidade de ganhar de seus adversários. Estas diferenças se obtêm na tabela apresentada no final.
Pode ocorrer que em um torneio alguns jogadores não tenham rating, deve-se então primeiro calcular o rating inicial desses jogadores.
Se nenhum jogador tiver rating, pode-se atribuir um rating inicial para todos (por exemplo 2000).
A fórmula para calcular o rating inicial é a seguinte:
Onde:
Ri = Rating inicial.
Rm = Rating médio dos adversários. É obtido somando-se todos os ratings dos adversários e dividindo pelo número dos adversários com rating.
Pg = Pontos ganhos pelo jogador contando os empates.
Pp = Pontos perdidos pelo jogador.
N = Número de partidas jogadas contra jogadores com rating (pode-se adotar um número mínimo de partidas, por exemplo, 16).
Não se contabiliza os pontos por ausência ou por descanso. Agora com este rating provisório para todos os jogadores que começaram sem rating calcula-se o rating para os jogadores que já tem rating. Assim:
Onde:
Rn = Rating novo do jogador (após o torneio).
Ra = Rating antigo do jogador (antes do torneio).
K = É uma constante que varia de acordo com o rating do jogador.
Exemplo:
K
|
45
|
30
|
15
|
10
|
Rating
| |
1900
|
2200
|
2350
| |
O multiplicador K muda automaticamente durante o cálculo, no momento em que o rating muda de faixa.
P = Pontos obtidos pelo jogador sem contar os ganhos por ausência ou descanso.
Pe = Os pontos esperados, ou seja, os pontos que deve fazer o jogador de acordo com seu rating:
Pe = Rm - Ra ® A% ou B% (ver tabela em anexo)
Descoberto A% ou B% fazer o seguinte:
(A% ou B%) x total de adversários com rating dividido por 100
Ou seja:
1) Diminuir o Rm dos adversários do seu Ra obtendo uma diferença em A% ou B% (tabela).
A% = Probabilidade de vitória se o jogador tiver o rating mais altoque o rating médio.
B% = Probabilidade de vitória se o jogador tiver o rating mais baixo que o rating médio.
2) Pegar o valor de A% ou B% e multiplicar pelo total de adversário (que tenham rating) e divide-se tudo por 100 (porcentagem), obteve-se assim o resultado de Pe.
O resultado de (P - Pe) pode ser positivo ou negativo, será multiplicado pelo K corresponde ao rating. Depois disso é só somar o resultado ao rating antigo do jogador, fornecendo assim o rating novo.
DIF
|
A%
|
B%
|
DIF
|
A%
|
B%
|
0-3
|
50
|
50
|
198-206
|
76
|
24
|
4-10
|
51
|
49
|
207-215
|
77
|
23
|
11-17
|
52
|
48
|
216-225
|
78
|
22
|
18-25
|
53
|
47
|
226-235
|
79
|
21
|
26-32
|
54
|
46
|
236-245
|
80
|
20
|
33-39
|
55
|
45
|
246-256
|
81
|
19
|
40-46
|
56
|
44
|
257-267
|
82
|
18
|
47-53
|
57
|
43
|
268-278
|
83
|
17
|
54-61
|
58
|
42
|
279-290
|
84
|
16
|
62-68
|
59
|
41
|
291-302
|
85
|
15
|
69-76
|
60
|
40
|
303-315
|
86
|
14
|
77-83
|
61
|
39
|
316-328
|
87
|
13
|
84-91
|
62
|
38
|
329-344
|
88
|
12
|
92-98
|
63
|
37
|
345-357
|
89
|
11
|
99-106
|
64
|
36
|
358-374
|
90
|
10
|
107-113
|
65
|
35
|
375-391
|
91
|
9
|
114-121
|
66
|
34
|
392-411
|
92
|
8
|
122-129
|
67
|
33
|
412-432
|
93
|
7
|
130-137
|
68
|
32
|
433-456
|
94
|
6
|
138-145
|
69
|
31
|
457-484
|
95
|
5
|
146-153
|
70
|
30
|
485-517
|
96
|
4
|
154-162
|
71
|
29
|
518-559
|
97
|
3
|
163-170
|
72
|
28
|
560-619
|
98
|
2
|
171-179
|
73
|
27
|
620-735
|
99
|
1
|
180-188
|
74
|
26
|
736-
|
100
|
0
|
189-197
|
75
|
25
| | | |
DIF = Diferença entre os ratings dos jogadores
A% = Probabilidade de vitória do jogador de rating mais ALTO em relação ao Rm.
B% = Probabilidade de vitória do jogador de rating mais BAIXO em relação ao Rm.
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