RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TEXTO 133 - SUA MAJESTADE, O CAPIVARA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.heldercamara.com.br/parque.htm

TEXTO DO ENXADRISTA HÉLDER CÂMARA.

 Sua Majestade, o Capivara
                                          

        O grande Tartakower dizia: “No xadrez, se o erro não existisse, precisaria ser inventado”. Nesse caso, implicitamente ele consagrava a figura modelar do capivara – esse mestre no sedutor ofício de errar.
         O saudoso Ademazão (Adhemar Mendonça) garantia-nos de que “todo capivara tem uma imortal na cabeça!...”. A tragédia é que se um dia essa imortal acontecer, ele dificilmente terá a chance de vê-la publicada, irradiando para todos a beleza de sua inspiração.
         Por capivara deve-se entender o principiante ou mesmo aquele que joga há algum tempo, mas que, devido a seus afazeres, não tem tempo para se esmerar na técnica das aberturas, do meio-jogo e dos finais.
         O grande engano, portanto, é julgar que um capivara seja um néscio na vida comum, uma pessoa sem muita destreza mental. Muito pelo contrário! Conheci (e conheço) capivaras inteligentíssimos, capazes de se emular com as mais consagradas cerebrações conhecidas. No entanto, sua inaptidão no manejo dos trebelhos aliada à sua falta de tempo tornam-nos presa fácil até de bisonhos adversários.
         Revistas e livros estão cheios de partidas de capivaras... perdendo, é claro. Há até quem garanta que Blackburne (1841-1924), cognominado de “a morte negra” por sua irrefreável disposição para o ataque, tenha se tornado mais conhecido por sua famosa e espetacular derrota diante de Zukertort (1842-1888) do que por todas as partidas ganhas por ele.
         A idéia deste parque tem por objetivo prestigiar aqueles jogadores que ainda não alcançaram o estrelato e, assim, não tiveram suas partidas publicadas.
Este recanto deverá ser o refúgio desses capivaras, que vez em quando “cometem” partidas interessantes ou mesmo divertidas.
         Nossa meta será a de fazer uma triagem do material que nos for enviado, verificar a autenticidade de sua origem, analisar e publicar (gratuitamente) aquelas partidas que servirão de algum modo como estímulo e/ou orientação desse pessoal tão esforçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário