RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TEXTO 138 - TEXTO INFORMATIVO 3: O JOGO DE XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.daasasatuaimaginacao.blogspot.com.br/2006/05/texto-informativo-3-o-jogo-de-xadrez.html


texto informativo 3: O Jogo de Xadrez


Este jogo, o Xadrez, foi inventado na Índia no séc. VII, no ano de 650 d.C.. Na sua forma original o rei estava montado num elefante e não existia a rainha.
O jogo foi inventado porque Rajá, o rei da Índia, ordenou a um brâmane que inventasse um jogo que o distraísse nos períodos de inactividade militar. O brâmane, sendo sábio, inventou um jogo que representava a guerra, com dois exércitos, um de cada lado do tabuleiro, que representava o campo de batalha.
O jogo foi evoluindo, chegou à Itália meridional no séc. XI e espalhou-se pela Europa a partir da Península Ibérica e era jogado pelas classes mais educadas e sofisticadas. O jogo chegou à Europa através do mundo Islâmico, via Espanha e Itália, e espalhou-se por várias regiões. Foi por volta do séc. XVIII que o xadrez chegou à sua forma definitiva, ou seja, a actual.
O Objectivo do jogo é fazer com que o rei adversário se renda. o exército era representado por: rei, rainha, bispo, torres, cavalos e peões.
Deve-se jogar xadrez porque é um jogo lógico, onde nada é deixado ao acaso; não é possível ganhar por sorte, pois o que vale é a inteligência do jogador, e vence o melhor!

Déborah Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário