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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TEXTO 147 - PROJETO: TÍTULO - EDUCANDO ATRAVÉS DO XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://belavistamara.pbworks.com/w/page/7574562/PROJETO%20XADREZ



PROJETO XADREZ

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TÍTULO PROJETO:EDUCANDO ATRAVÉS DO XADREZ

CONTEÚDO: Xadrez
1- JUSTIFICATIVA: Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula, em todas as disciplinas do currículo escolar, devido a falta de atenção, concentração, comportamento e raciocínio, proponho neste trabalho, juntos aos alunos com maior dificuldade nessas áreas já citadas, um trabalho quase que individualizado com o xadrez.
A escolha do xadrez se deu devido ao conhecimento do valor educativo do mesmo, que possibilita condições para que o aluno desenvolva suas habilidades intelectivas de forma desafiadora.
2 - OBJETIVOS:
a)Levar o aluno, a saber, jogar xadrez respeitando as regras do jogo e as regras éticas do mesmo;
b)Desenvolver o hábito de jogar xadrez como forma de exercitar o intelecto;
c)Levar o aluno a melhorar a concentração através do jogo.
d) Desenvolver no aluno o cuidado com o material de xadrez e com outros materiais didáticos;
e)Criar oportunidade através do jogo e de suas regras para desenvolver a atenção e a concentração;
f)Oportunizar situações que desenvolva o hábito do pensar antes de falar
3 - DESEVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Aulas expositivas sobre a importância do xadrez no desenvolvimento intelectual do aluno;
História do xadrez;
Leitura de texto sobre instruções básicas do xadrez;
Jogos pré-desportivos referentes às regras do xadrez;
Prática sobre movimentos e captura das peças;
Regras éticas referentes a uma partida de xadrez;
Jogadas;
Registros de posição e como anotar;
Aperfeiçoamento das jogadas;
Estudos de partidas:
Exercícios de xeque, xeque-mate e rei afogado
1-PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO:
Baseado nas necessidades de buscarmos formas alternativas de ensino, que sejam capazes de mostrar aos alunos que algumas habilidades são necessárias para acontecer no processo ensino-aprendizagem, colocamos à disposição do aluno o xadrez, como um instrumento útil para contribuir no desenvolvimento de suas tarefas diárias e de suas potencialidades. Para tanto é necessário por parte do aluno seguir algumas regras antes de iniciarmos a metodologia de trabalho relacionada ao ensino do xadrez. Sistema de monitoria para que os conhecimentos sejam passados por toda a turma de 5ª e 6ª séries.
2-RECURSOS DIDÁTICOS:
Textos;
Apostilas;
Tabuleiro e peças de xadrez;
Livros referente ao assunto;
Computadores;
Internet
3-CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação direta;
Testes com análise de jogadas;
Avaliação pelos alunos.( conversa informal, salientando em que o projeto poderia melhorar)
Jogar com o professor:
Jogar com o computador:
Jogar na internet;
Participação de torneios
O desenvolvimento do aluno será gradativo de acordo com seu interesse e capacidade de apreensão.
Tendo em vista os objetivos do projeto o aluno participante deverá apresentar mudanças positivas em seu comportamento em seu dia-dia em sala de aula caso contrário será afastado temporariamente ou definitivamente do projeto.
4-BIBLIOGRAFIA
Becker, Idel. MANUAL DE XADREZ. 19ª ed. São Paulo: Nobel, 1987.
Terado, Augusto C. S. B. & Silva, Wilson. MEU PRIMEIRO LIVRO DE XADREZ: Curso para escolares. 2ª ed. Curitiba: Expoente, 1995
Apostilas de xadrez especializadas sobre o tema.
www.cdof.com.br
www.cex.org.br
GASPARIN, João Luiz . Uma Didática para a Pedagogia Histórico Crítica. Autores Associados. Campinas SP. 2002 Coleção Educação Contemporânea.
PURA. Lúcia Oliver Martins. Tendência Atual do Processo Didático. PUCPR.
SILVA, Mônica Ribeiro. Competências: A Pedagogia do Novo Ensino Médio. São Paulo: PUC/SP, 2003 (Teses de Doutorado –Parte do Capítulo – I)
VEIGA,ILMA Passos ; A e Fonseca, M. (org.) Desafios de Um Novo paradigma. Novos Desafios para a Escola. Campinas, SP: Papirus, 2001

VALOR EDUCATIVO DO XADREZ
( MARA CRISTINA CAMPOS TOMÉ)

“Em um mundo onde a criança tem poucas oportunidades de decidir, a partida de xadrez passa a ter uma situação privilegiada, pois cada lance é precedido de uma análise e de uma tomada de decisão”(SÁ, 1996, p. 123.).
“O xadrez é também uma ferramenta didática. Para começar, desenvolve o raciocínio lógico porque obriga a pensar nas jogadas”. (FALZETTA, 1998, p.27).
Podemos dizer que o jogo desenvolve as aptidões físicas e intelectuais, portanto descreveremos o valor educativo do xadrez como forma de desenvolver as aptidões intelectuais.
A importância do xadrez na formação do cognitivo, afetivo e social do indivíduo é comprovada por estudiosos, principalmente sua contribuição para o pensamento lógico, pois quando a criança e o adolescente resolvem uma situação problema gerada pelo jogo de xadrez usa de suas habilidades e de suas capacidades tomando suas próprias decisões.
Estudos referentes ao valor pedagógico e educativo do xadrez são datados do século passado até os dias atuais, principalmente nos países de primeiro mundo onde estes estudos foram aprofundados chegando a ser obrigados nos currículos das escolas.
Pensando, refletindo e deduzindo, o mesmo terá condições de vencer suas barreiras de concentração e raciocínio além de desenvolver:
A atenção e concentração;
O julgamento e o planejamento;
A imaginação e a antecipação;
A memória;
-À vontade de vencer, paciência e o autocontrole;
O espírito de decisão e a coragem;
A criatividade e inteligência.
Portanto, concluímos que o xadrez trabalha e desenvolve requisitos básicos que favorece o bom desempenho do aluno no decorrer de suas atividades escolares e futuramente como cidadão fortalecido em suas qualidades para tomar decisões.

“ O imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das questões fundamentais do ensino moderno: dar possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo valorizando assim a motivação pessoal escolar”.

“A criança que joga desenvolve suas percepções, sua inteligência, suas tendências à experimentação e seus instintos sociais”. (PIAGET, 1972).

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