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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TEXTO 142 - PLANO DE CURSO PARA INSTRUTOR DE XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://xadrezdopiaui.blogspot.com.br/2008/04/plano-de-curso-para-instrutor-de-xadrez.html


PLANO DE CURSO PARA INSTRUTOR DE XADREZ

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEDUC
REGIÃO ADMINISTRATIVA CENTRO
UNIDADE ESCOLAR ENGENHEIRO SAMPAIO
PROFESSOR MULTIPLICADOR JEFFERSON MIRANDA
PLANO DE CURSO
EMENTA
Conceitos fundamentais do jogo de xadrez. Regras básicas: tabuleiro, peças, movimentos e capturas, xeque e xeque-mate, movimentos especiais, empates. Princípios gerais: na abertura, no meio-jogo, no final. Conselhos: práticos e éticos. História do xadrez no mundo, no Brasil e no Piauí. Anotação algébrica.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar a aquisição de conhecimentos das noções elementares e regras básicas do jogo de xadrez, sob orientações pedagógicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Ensinar as características do tabuleiro de xadrez;
· Ensinar o movimento das peças do jogo de xadrez: bispo, torre, peão, dama, rei, cavalo e seus lances especiais;
· Fazer a interdisciplinaridade associando do conhecimento técnico do jogo de xadrez com as distintas disciplinas das áreas humanas e exatas;
· Instruir sobre os tipos de empates de uma partida de xadrez;
· Mostrar as fases de uma partida: dando ênfase à abertura e final;
· Analisar finais de partidas e problemas;
· Relatar o aspecto histórico e social do jogo de xadrez.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  1. Informações fundamentais
1.1. objetivo do Projeto Xadrez Escolar
1.2. condições de trabalho
1.3. direitos e deveres do professor-instrutor de xadrez
1.4. a importância interdisciplinar do jogo
1.5. sugestões práticas
  1. Regras básicas do jogo de xadrez
2.1. tabuleiro
2.2. peças
2.3. movimentos e capturas
2.4. xeque e xeque-mate
2.5. movimentos especiais
2.6. empates
  1. Anotação
3.1. algébrica
3.2. noções da descritiva
  1. Princípios gerais
4.1. na abertura
4.1.1. peão do rei (e2-e3 ou e2-e4)
4.1.2. peão da dama (d2-d3 ou d2-d4)
4.1.3. abertura ou defesa?
4.2. no meio-jogo
4.3. no final
4.3.1. torre e rei x rei
4.3.2. duas torres e rei x rei
4.3.3. dama e rei x rei
4.3.4. peão e rei x rei (elementar)
4.3.5. regra do quadrado
  1. Conselhos:
5.1. Práticos
5.2. éticos
  1. História do xadrez
6.1. no mundo
6.2. no Brasil
6.3. no Piauí

METODOLOGIA
Utilizar-se-á a metodologia de aulas expositivas dialogadas, seguindo com resolução de exercidos em atividades em grupo.
Como o curso é uma capacitação para docentes, será dado ênfase a avaliação diagnóstica em coletivo para promover a interação da cooperatividade entre os elementos do grupo durante a realização dos exercícios de aprendizagem e sugerir uma metodologia em suas práticas no curso aos alunos.
Esta metodologia faz-se necessário, visto que, o professor-instrutor precisa entender que esse projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades cognitivas do aluno, não obstante, esquecendo a aprendizagem e estimulando ao desenvolvimento no social.
Adotar-se-á, após o processo de aprendizagem dos conteúdos técnicos inerentes ao jogo, exercícios problemas a serem resolvidos em coletivo e uma competição entre os presentes com o objetivo de demonstrar como realizar um torneio escolar de jogo de xadrez.
Pretende-se, ainda, confeccionar o xadrez pet fazendo o corte e colagem em tampas de garrafas pet.
RECURSOS DIDÁTICOS
Apostila com conteúdos específicos; retroprojetor e transparências; notebook e projetor; aparelho de DVD e TV; filmes alusivos ao jogo de xadrez; quadro acrílico e pincel; textos; papel A-4, borracha, lápis, caneta, cola, tesoura, tampas de garrafas pet.
BIBLIOGRAFIA
VILLAR, Antônio Marques de Sá, et all. Cartilha de Xadrez. Brasília: Edição dos Autores DF, 2003.
RESENDE, Sylvio. Xadrez na Escola: uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIROLA, Pablo Castro, et. all. Iniciação ao Xadrez para Crianças. trad. Abraão Aspis – 5.ed. – Porto Alegre: Artmed, 2003.

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