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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TEXTO 145 - Xadrez na escola: um instrumento pluridisciplinar.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.unifal-mg.edu.br/icsa/xadrez


Xadrez na escola: um instrumento pluridisciplinar

Coordenador: Letícia Lima Milani Rodrigues
Sub-coordenador: Gislene Araújo Pereira
Bolsista: Mario Cesar Reis Arantes
Resumo: O projeto visa colaborar com o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio do jogo de xadrez. O xadrez proporciona uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente. Quando apresenta a história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia. As possibilidades das inúmeras jogadas relacionam-se à matemática. Os benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro. As inúmeras jogadas e possibilidades fazem com que as crianças exercitem o imaginário, o trabalho, a inteligência, fazendo confirmar a frase: “O xadrez é a ginástica da inteligência” (GOETHE, 1876). Por meio do jogo de xadrez as crianças passam de uma reflexão primeira (imediata) à uma reflexão mais elaborada (repensada), pois o jogo força o raciocínio por meio das supostas jogadas analisadas pelas crianças.
O projeto de xadrez nas escolas tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua mente, forçando-a pensar e consequentemente amadurecê-la. Por meio do jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e repensar. A educação é um mecanismo de avanço gradual e formas de ensino devem ser repensadas para enfrentamento dos desafios oriundos da globalização e a adoção do jogo de xadrez nas escolas propicia o desenvolvimento da aprendizagem e é medida que personaliza o direito social à educação. O objetivo do projeto é a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto.

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