CXSAJBA - CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA. OUTRO BLOG DO CLUBE DE XADREZ: http://clubedexadrezsantoantoniodejesusbahia.blogspot.com
RESPEITE AS CRIANÇAS!
NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.
O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.
VISITANTE DE NÚMERO:
sábado, 6 de abril de 2013
ARTIGO 171 - CULTURA ENXADRÍSTICA: A ETIMOLOGIA DAS VITÓRIAS FÁCEIS (W.O.).
A ETIMOLOGIA DAS VITÓRIAS FÁCEIS.
Nas competições de enxadrismo é muito frequente o uso da expressão “ganhar por W.O.” significando aquela vitória que é obtida em virtude da ausência do enxadrista oponente. Normalmente nas competições oficiais, o enxadrista que está presente ainda tem que aguardar por uma longa hora até que a vitória por W.O. se concretize. Mas qual é a origem desta sigla? Procurei em vão no excelente Houassis eletrônico, que me retornou com a mensagem “verbete não existe”. Tentei no meu pequeno Oxford em papel e, para meu desapontamento, também não encontrei a sigla. Por algum motivo, acabei não procurando no Google à época…
Esta semana acabei descobrindo por acaso a etimologia da expressão em uma nota da interessante publicação RioNet:
“A sigla W.O é a abreviação da palavra em inglês walkover. Significa alguma coisa que foi conseguida muito fácil, sem nenhum esforço. Quando numa partida esportiva, um dos times não aparece, ou não tem representantes suficientes para disputar, o adversário vence automaticamente. A vitória conseguida sem que os times tenham jogado é conhecida pela sigla.”
Após ler a nota, consultei novamente o Oxford e lá estava o significado de walkover em apenas meia linha: “an easy victory”. Simples assim.
Agora posso ganhar ou perder por W.O. com conhecimento de causa
http://enxadrismoecultura.blogspot.com.br/
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.ajux.comuf.com/Categoria/artigos/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário