RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

quarta-feira, 24 de março de 2010

TEXTO 62 - AS ESCOLAS DE XADREZ.

Escola, além do sentido de estabelecimento de ensino, também significa uma corrente literária, científica, filosófica, artística.
No Xadrez, a inspiração das idéias e forma de jogar de grandes jogadores lapidaram muitas mentes e criaram métodos, interpretações e regras para se jogar xadrez.
É interessante, observar que o Xadrez trouxe para sua evolução, muito do pensamento da época, e dos movimentos intelectuais que seus jogadores presenciaram ou fizeram parte. Vamos destacar abaixo algumas características principais das Escolas. Mas, antes, é preciso que o admirador da “nobre arte” entenda que Escola de xadrez é uma coisa e estilo de jogo é outra, a escola é formada por uma corrente filosófica seguida por vários jogadores, enquanto que estilo é um conjunto de qualidades de expressão, característica de um jogador. De certa forma o Estilo é uma expressão individual e Escola é um conjunto de características que podem ser marca registrada de partidários de uma corrente de pensamento, científico, literário, filosófico, artístico ou porque não enxadrístico que influenciam fortemente seus estilos. Uma Escola pode surgir de um movimento de oposição a anterior, ou de aperfeiçoamento, acrescentando descobertas, idéias ou eliminando o que “não serve mais”, num processo de reformulação que leva a evolução.

01. ESCOLA ARCAICA – Caracterizada pela pobreza de idéias, o Xadrez ainda inicia, é a época de Ruy López (séc. XV).

02. ESCOLA CLÁSSICA de Instauração – Valorização dos peões e têm por base a cilada. O Francês Philidor (1747) é o seu pioneiro.

03. ESCOLA ROMÂNTICA – Inicia em 1820, com Evans e Adolf Anderssen seu maior expoente. Sua principal característica é a violência dos ataques diretos ao Rei com todo luxo de sacrifícios, para maior brilhantismo da partida. Toda combinação tem por objetivo a culminação do mate.

04. ESCOLA do DESENVOLVIMENTO – Com o americano Paul Morphy (1857), dá um passo maior para seu aperfeiçoamento. O rápido e eficaz desenvolvimento de forças no jogo com colunas e diagonais abertas deve se impor. É a luta do Tempo e Espaço contra Material, sem dúvida a potência interna brinda cada posição.

05. ESCOLA MODERNA POSICIONAL – Steinitz introduz o jogo de trincheiras. Ele foi capaz de reunir as teorias de Xadrez que deram base a escola moderna. O Rei deixa de ser o primeiro objetivo para converte-se no último.

06. ESCOLA MODERNA CIENTÍFICA – Tarrasch, Discípulo e continuador das teorias Steinitz. Estabelece no jogo de posição uma característica científica. Acumulação de pequenas vantagens, para conseguir uma lenta porém segura vitória.

07. ESCOLA MODERNA PSICOLÓGICA – Paralelamente a Tarrasch, outro propulsor da Escola Posicionista Emanuel Lasker, implantou um jogo do tipo psicológico baseado no estudo do adversário para realizar dentro do jogo de posição, não a jogada melhor, senão aquela jogada ocasional que mais possa incomodar o oponente, com o que conseguiu magníficas vitórias.

08. ESCOLA DA COMBATIVIDADE – Foi Pillsbury (1895) quem impôs o ataque em qualquer posição e a qualquer preço. Depois lhe seguiram Marshall, Spielman, etc. As Partidas desta escola são de violência extrema e a possibilidade de vitória estão sempre “no telhado”.

09. ESCOLA DEFENSIVA – O Grande Mestre húngaro Maroczy (1902) implantou a defesa como arma de combate. Quando a defesa é verdadeiramente eficaz. Não existe ataque que possa rompê-la. Com esta máxima conseguiu muitos triunfos e muitos empates. Entretanto, não teve muitos adeptos, pelo que se pode afirmar que a arte defensiva foi única em Maroczy.

10. ESCOLA DA SIMPLIFICAÇÃO – O Grande Mestre Cubano Capablanca (1911), Foi único neste jogo simples, porém genial. Sua política consistia em provocar trocas de peões ou peças vantajosas, dentro de um jogo diáfano e lógico.

11. ESCOLA NEO-ROMÂNTICA – A Combinação e o ataque conjugados com o jogo de posição deu lugar a esta nova escola cujo cume foi marcado pelo Grande Mestre Russo Alexandre Alekhine. Por regra geral, a combinação não tem por finalidade a produção do mate, senão o ganho material ou a vantagem posicional, e os ataques de dirigem contra pontos débeis do adversário.

12. ESCOLA HIPERMODERNA – As teorias de Breyer (1920) seguidas por Réti e Ninzowitch, puseram sobre o tabuleiro um jogo de Bloqueio caracterizado pelo domínio do Centro sem ocupação, ação indireta, jogo cerrado com manobras internas, bispos atuando desde os flancos (Bispo na casa g2 por exemplo.) e cadeias de peões sobre tensão.

13. Escola POSITIVISTA – Em 1930 Kashdan surpreende com seu jogo sólido e eficaz em que não se arrisca nunca nada. A Escola Posicional chega ao cume em sua inexpugnabilidade, mas criando jogo, destruindo o do adversário.

14. ESCOLA ECLÉTICA – Com a presença dos mestres da antiga União Soviética, capitaneados por Botvinnik nos torneios europeus, depois da segunda guerra mundial. Aprecia-se nas partidas uma nova concepção de jogo, que recompila os melhores ensinamentos de todas as escolas. No Ecletismo, que no Xadrez se explica da mesma forma que nas demais matérias – Todas as idéias práticas das diferentes épocas e de distintos estilos se unem em conjunto heterogêneo , porém harmônico, para abri novos horizontes a Teoria e prol do Jogo.

Vamos, abaixo, reproduzir algumas partidas que demonstram a influência da Escola da época. Procure observar na forma de jogar, de escolher a jogada, de conduzir e levar ao fim desejado traços marcantes de sua época.

ESCOLA ARCAICA.
Lopez de Segura,Ruy x Leonardo,Giovanni da Cutro [C30].
(Gambito do Rei Recusado).
Roma, 1560.

1.e4 e5 2.f4 d6 3.Bc4 c6 4.Cf3 Ag4 5.fxe5 dxe5 6.Axf7+ Rxf7 7.Cxe5+ Re8 8.Dxg4 Cf6 9.De6+ De7 10.Dc8+ Dd8 11.Dxd8+ Rxd8 12.Cf7+ 1–0

ESCOLA CLÁSSICA DE INSTAURAÇÃO.
Bruehl, G. x Philidor, F. [C23] (Defesa Philidor).
Londres, 1783.
1.e4 e5 2.Bc4 c6 3.De2 d6 4.c3 f5 5.d3 Cf6 6.exf5 Bxf5 7.d4 e4
8.Bg5 d5 9.Bb3 Bd6 10.Cd2 Cbd7 11.h3 h6 12.Be3 De7 13.f4 h5 14.c4
a6 15.cxd5 cxd5 16.Df2 O-O 17.Ce2 b5 18.O-O Cb6 19.Cg3 g6 20.Tac1
Cc4 21.Cxf5 gxf5 22.Dg3+ Dg7 23.Dxg7+ Rxg7 24.Bxc4 bxc4 25.g3
Tab8 26.b3 Ba3 27.Tc2 cxb3 28.axb3 Tbc8 29.Txc8 Txc8 30.Ta1 Bb4
31.Txa6 Tc3 32.Rf2 Td3 33.Ta2 Bxd2 34.Txd2 Txb3 35.Tc2 h4 36.Tc7+
Rg6 37.gxh4 Ch5 38.Td7 Cxf4 39.Bxf4 Tf3+ 40.Rg2 Txf4 41.Txd5
Tf3 42.Td8 Td3 43.d5 f4 44.d6 Td2+ 45.Rf1 Rf7 46.h5 e3 47.h6
f3 0-1

ESCOLA ROMÂNTICA.
Rosanes, J. x Aderssen Adolf [C39] (Gambito do Rei Aceito).
Polonia, 1863.
1.e4 e5 2.f4 exf4 3.Cf3 g5 4.h4 g4 5.Ce5 Cf6 6.Bc4 d5 7.exd5
Bd6 8.d4 Ch5 9.Bb5+ c6 10.dxc6 bxc6 11.Cxc6 Cxc6 12.Bxc6+ Rf8
13.Bxa8 Cg3 14.Th2 Bf5 15.Bd5 Rg7 16.Nc3 Re8+ 17.Rf2 Db6 18.Ca4
Da6 19.Cc3 Be5 20.a4 Df1+ 21.Dxf1 Bxd4+ 22.Be3 Txe3 23.Rg1 Te1# 0-1

ESCOLA DO DESENVOLVIMENTO.
Morphy, Paul x Lichtenhein, T. [C36] (Gambito do Rei Aceito).
NY - 1857.
1.e4 e5 2.f4 exf4 3.Cf3 d5 4.exd5 Be7 5.Bb5+ c6 6.dxc6 bxc6 7.Bc4
Bh4+ 8.g3 fxg3 9.O-O gxh2+ 10.Rh1 Bf6 11.Ce5 Ch6 12.d4 Bxe5 13.Dh5
Dxd4 14.Bxf7+ Cxf7 15.Dxf7+ Rd8 16.Bg5+ Bf6 17.Cc3 Bd7 18.Txf6
Rc7 19.Bf4+ Rb7 20.Td6 Dc5 21.Ce4 Dxc2 22.Txd7+ Cxd7 23.Dxd7+
Ra6 24.Cd6 Thd8 25.Db7+ Ra5 26.Bd2+ Dxd2 27.Cc4+ Ra4 28.b3# 1-0

ESCOLA MODERNA POSICIONAL.
Winawer, S. x Steinitz, W. [C60] (Abertura Espanhola)
Londres - 1883.
1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 g6 4.Bxc6 dxc6 5.d3 Bg7 6.Be3 De7 7.Cc3
Be6 8.O-O h6 9.Cd2 g5 10.a3 Cf6 11.f3 Cd7 12.De2 h5 13.Df2 b6
14.Tfe1 c5 15.Tab1 Cb8 16.Cd5 Bxd5 17.exd5 Cd7 18.c4 f6 19.d4
cxd4 20.Bxd4 Df7 21.Be3 h4 22.Ce4 O-O 23.g4 hxg3 24.hxg3 Dg6
25.Dg2 f5 26.Cxg5 f4 27.gxf4 exf4 28.Bf2 Ce5 29.Bh4 Tf5 30.Rf1
Bf6 31.Dc2 Te8 32.Ce6 Cxf3 33.Bxf6 Dg1+ 34.Re2 De3+ 35.Rf1 Cd2+
36.Dxd2 Dxd2 37.Bc3 Dd3+ 38.Rf2 Dg3+ 39.Re2 Th5 40.Rd1 Th2 41.Rc1
Df2 0-1

ESCOLA MODERNA CIENTÍFICA.
Tarrasch, S. x Blackburne, J [C61] (Abertura Espanhola – Def. Bird).
St. Petersburg (Russia) - 1914.
1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 Cd4 4.Cxd4 exd4 5.d3 g6 6.c3 Bg7 7.O-O
Ce7 8.cxd4 Bxd4 9.Cc3 c6 10.Bc4 d6 11.Be3 Bg7 12.Df3 O-O 13.Bb3
Rh8 14.Dg3 Be6 15.Bxe6 fxe6 16.Dh3 e5 17.Bg5 Bf6 18.Bh6 Bg7 19.Bxg7+
Rxg7 20.Tad1 c5 21.Ce2 Cc6 22.f4 De7 23.f5 Cd4 24.Cc3 Dg5 25.fxg6
hxg6 26.Dd7+ Rh6 27.Dxd6 Tad8 28.Dxf8+ Txf8 29.Txf8 Rg7 30.Tf2
Dh5 31.Tdf1 g5 32.h3 Ce6 33.Tf7+ Dxf7 34.Txf7+ Rxf7 35.Cd5 b5
36.Rf2 Cd4 37.Ce3 Re6 38.Re1 a5 39.Rd2 a4 40.Cc2 Cc6 41.Ce1 Cd4
42.Re3 Rf6 43.Cf3 Ce6 44.g3 Cf8 45.Cg1 Cd7 46.Ce2 b4 47.Cg1 Cb6
48.Cf3 c4 49.d4 c3 50.dxe5+ Rg6 51.bxc3 b3 52.axb3 axb3 53.Cd2
b2 54.Rd3 Rf7 55.Rc2 Re6 56.Rxb2 Rxe5 57.Rc2 Cd7 58.Rd3 Cc5+
59.Re3 Ce6 60.Cf3+ Rf6 61.e5+ Rf5 62.Cd4+ Rxe5 63.Cxe6 1-0

ESCOLA MODERNA PSICOLÓGICA.
Lasker,Emanuel - Reti,Richard [C12] (Defesa Francesa).
New York , 1924.
1.e4 e6 2.d4 d5 3.Cc3 Cf6 4.Bg5 Bb4 5.Cge2 dxe4 6.a3 Be7 7.Bxf6 gxf6 8.Cxe4 f5 9.C4c3 Bd7 10.Dd2 Bd6 11.0–0–0 De7 12.Cg3 Dh4 13.De1 Cc6 14.Cxf5 Df4+ 15.Ce3 Cxd4 16.g3 De5 17.Bg2 Cc6 18.f4 Dg7 19.Cb5 0–0 20.Cxd6 cxd6 21.Txd6 Tfd8 22.Dd2 Be8 23.Td1 Tdc8 24.f5 e5 25.f6 Df8 26.Cf5 Rh8 27.Dg5 Tc7 28.Bxc6 Txc6 29.Td8 Tcc8 30.Dg7+ Dxg7 31.fxg7+ Rg8 32.Ce7+ 1–0

ESCOLA DA COMBATIVIDADE.
Levitsky,Stepan M. - Marshall,Frank James [C10] (Defesa Francesa).
DSB–18. Breslau, 1912.
1.e4 e6 2.d4 d5 3.Cc3 c5 4.Cf3 Cc6 5.exd5 exd5 6.Be2 Cf6 7.0–0 Be7 8.Bg5 0–0 9.dxc5 Be6 10.Cd4 Bxc5 11.Cxe6 fxe6 12.Bg4 Dd6 13.Bh3 Tae8 14.Dd2 Bb4 15.Bxf6 Txf6 16.Tad1 Dc5 17.De2 Bxc3 18.bxc3 Dxc3 19.Txd5 Cd4 20.Dh5 Tef8 21.Te5 Th6 22.Dg5 Txh3 23.Tc5 Dg3 0–1

ESCOLA DEFENSIVA.
Mieses,Jacques - Maroczy,Geza [B18] (Defesa Caro Kan).
Monte Carlo, 1902.
1.e4 c6 2.d4 d5 3.Cc3 dxe4 4.Cxe4 Bf5 5.Cg3 Bg6 6.f4 e6 7.Cf3 Cf6 8.Ce5 a6 9.Bc4 Be7 10.0–0 0–0 11.f5 exf5 12.Cxf5 Bxf5 13.Txf5 c5 14.c3 b5 15.Bb3 cxd4 16.cxd4 Db6 17.Bg5 Cc6 18.Rh1 Tad8 19.Bxf6 Bxf6 20.Dh5 Cxe5 21.dxe5 g6 22.Dg4 Bg7 23.Txf7 Txf7 24.Tf1 Rh8 25.Txf7 De3 26.Tf1 Dxe5 27.Bf7 Tf8 28.h4 De7 29.Df4 Txf7 30.Dxf7 Dxh4+ 31.Rg1 Bd4+ 32.Tf2 Dxf2+ 33.Dxf2 Bxf2+ 34.Rxf2 Rg7 35.Rf3 Rf6 36.Rf4 g5+ 37.Re4 h5 38.b4 h4 39.a3 Re6 0–1

ESCOLA DA SIMPLIFICAÇÃO.
Capablanca,José Raul x Fonaroff,Marc (Abertura Espanhola).
New York, partida casual 18.06.1918.
1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 Cf6 4.0–0 d6 5.d4 Bd7 6.Cc3 Be7 7.Te1 exd4 8.Cxd4 Cxd4 9.Dxd4 Bxb5 10.Cxb5 0–0 11.Dc3 c6 12.Cd4 Cd7 13.Cf5 Bf6 14.Dg3 Ce5 15.Bf4 Dc7 16.Tad1 Tad8 17.Txd6 Txd6 18.Bxe5 Td1 19.Txd1 Bxe5 20.Ch6+ Rh8 21.Dxe5 Dxe5 22.Cxf7+ 1–0

ESCOLA NEO-ROMÂNTICA.
Tarrasch,Siegbert - Alekhine,Alexandre [E10] (Contra gambito Blumenfeld)
Bad Pistyan, 1922 (comenta Alekhine)
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 c5 4.d5 b5 5.dxe6 fxe6 6.cxb5 d5 7.e3 Bd6 8.Cc3 0–0 9.Be2 Bb7 10.b3 Cbd7 11.Bb2 De7 12.0–0 Tad8 13.Dc2 e5 14.Tfe1 e4 15.Cd2 Ce5 16.Cd1 Cfg4 17.Bxg4 Cxg4 18.Cf1 Dg5! 19.h3 Ch6 20.Rh1 Cf5 21.Ch2 d4! [21...Ch4? 22.Tg1±] 22.Bc1 [22.exd4 e3! 23.Cxe3 Cxe3 24.fxe3 Dg3 25.Cf1 Txf1+ 26.Txf1 Dh2#] 22...d3 23.Dc4+ Rh8 24.Bb2 Cg3+! 25.Rg1 [25.fxg3 Dxg3–+] 25...Bd5 26.Da4 Ce2+ 27.Rh1 Tf7 28.Da6 h5 29.b6 Cg3+! 30.Rg1 [30.fxg3 Dxg3–+] 30...axb6 31.Dxb6 d2 32.Tf1 Cxf1 33.Cxf1 Be6 34.Rh1 [34.Dc6 Tf3 35.Dxe4 Bd5 36.Da4 Dxg2+! 37.Rxg2 Tg3+ 38.Rh2 Tg2+ 39.Rh1 Th2+ 40.Rg1 Th1# Alekhine] 34...Bxh3! 35.gxh3 Tf3 36.Cg3 h4 37.Bf6 Dxf6 38.Cxe4 Txh3+ 0–1

ESCOLA HIPERMODERNA.
Saemisch, Friedrich x Nimzowitsch, Aaron [E06] (Defesa Índia da Dama].
Copenhagen – Dinamarca - 1923.
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 b6 4.g3 Bb7 5.Bg2 Be7 6.Cc3 O-O 7.O-O
d5 8.Ce5 c6 9.cxd5 ( 9.e4 {!} ) cxd5 10.Bf4 a6 11.Tc1 b5 12.Db3
Cc6 13.Cxc6 Bxc6 14.h3 ( 14.Ne4 {!?} ) Dd7 15.Rh2 Ch5 16.Bd2
f5 17.Dd1 b4 18.Cb1 Bb5 19.Tg1 Bd6 20.e4 {?} fxe4 {!} 21.Dxh5
Txf2 22.Dg5 Taf8 23.Rh1 T8f5 24.De3 Bd3 {!} 25.Rce1 h6 {!!} 26.0-1
(Numa situação de “Perder por ter a vez de jogar”, Se 26.g4 T5f3 {!} e ganham as pretas).


ESCOLA POSITIVISTA.
Reshevsky,Samuel Herman - Fine,Reuben [E02] (Abertura Catalã).
AVRO Holanda, 1938.
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 d5 4.g3 dxc4 5.Da4+ Cbd7 6.Bg2 a6 7.Cc3 Be7 8.Ce5 Tb8 9.Dxc4 b5 10.Db3 Cxe5 11.dxe5 Cd7 12.Bf4 c5 13.0–0 Dc7 14.a4 0–0 15.axb5 axb5 16.Ce4 Bb7 17.Ta7 Db6 18.Tfa1 Ta8 19.Txa8 Txa8 20.Txa8+ Bxa8 21.Dd3 Bc6 22.Cg5 Bxg5 23.Bxg5 Db7 24.f3 h6 25.Be7 c4 26.Dc3 Cxe5 27.Bc5 Cd7 28.Bd4 e5 29.Bxe5 b4 30.Dd4 Cxe5 31.Dxe5 c3 32.b3 Db6+ 33.Rf1 c2 34.Db2 Dc5 35.Dc1 Bd5 36.f4 Bxg2+ 37.Rxg2 Dd5+ 0–1

ESCOLA ECLÉTICA.
Keres,Paul - Botvinnik,Mikhail [E35] (Defesa Ninzoíndia).
Campeonato Absoluto da URSS, Leningrado/Moscou (1), 1941.
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cc3 Bb4 4.Dc2 d5 5.cxd5 exd5 6.Bg5 h6 7.Bh4 c5 8.0–0–0 Bxc3 9.Dxc3 g5 10.Bg3 cxd4 11.Dxd4 Cc6 12.Da4 Bf5 13.e3 Tc8 14.Bd3 Dd7 15.Rb1 Bxd3+ 16.Txd3 Df5 17.e4 Cxe4 18.Ra1 0–0 19.Td1 b5 20.Dxb5 Cd4 21.Dd3 Cc2+ 22.Rb1 Cb4 0–1

TEXTO DE JORGE CHAVES.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIAS:
http://www.xadrezdemestre.kit.net/As%20Escolas%20do%20Xadrez.htm
“Vademecum de Ajedrez” de Júlio Ganzo –Editora Ricardo Aguilera
Partidas do Chessbase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário