RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

TEXTO 70 - XADREZ: UM JOGO PARA O SABER.

FOTOS: DANIEL QUIRINO.

Considerado o segundo esporte mais praticado do mundo, a prática do xadrez é elemento de grande contribuição para o desenvolvimento da memória, capacidade de concentração e agilidade no raciocínio. Na Cidade do Saber, o curso de xadrez já existe há quase dois anos, mas sua procura é mediana em relação à quantidade de vagas disponíveis. Quem afirma isso, é o professor Joel Araújo de Menezes, que leciona no curso às terças e quintas, pela manhã e tarde, às 10h e às 14h, respectivamente.

Segundo o professor, a procura pelo curso é pouca, devido ao desconhecimento dos pais. “As crianças conhecem o jogo através do vídeo-game, do celular e do computador. Por isso, as mães e os pais imaginam que é um simples jogo de entretenimento. Mas o xadrez tem uma metodologia, uma aplicabilidade de cognição na criança, que aumenta o raciocínio lógico e matemático, que amplia o campo de visão, no que se refere às estratégias e previsões de movimentos. Poderia ser mais procurado aqui na Cidade do Saber”, comenta Joel.

Além de desempenhar um importante papel social, já houve uma série de estudos realizados na ex-Alemanha Oriental, que comparou o desenvolvimento de grupos de estudantes de diversas idades. O resultado mostrou que o xadrez estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças ou jovens durante seu crescimento. Praticar o jogo implica em vantagens de assimilação de conteúdos em aulas de física e matemática da escola regular, por exemplo, garantem os estudiosos e amantes da atividade. Além disso, o xadrez incentiva a criança a avaliar as consequências dos seus atos, tornando-as mais prudentes e responsáveis.

Uma prova desse resultado, na prática, é o bom desempenho nos estudos do pequeno Ricardo da Silva de Carvalho (foto), de 08 anos. Morador do bairro do Verde Horizonte, Ricardo é o aluno mais novo em idade e mais velho (com mais tempo) no curso. Há dois anos, ficou sabendo, através das irmãs, que a Cidade do Saber fornecia aulas de xadrez e, logo em seguida, matriculou-se. “Comecei a ter interesse vendo reportagens pela TV e depois através de jogos de computador. Melhorei bastante na escola”, disse ele.


O professor Joel acredita que, com o tempo, o interesse pelo Xadrez possa aumentar: “Acredito nisso porque algumas escolas já têm o xadrez na grade curricular. Em particular, gostaria muito que se ampliasse a disseminação do “Esporte Xadrez”, assim como o xadrez lúdico. É um exercício tão variado que pode ser tanto uma grande brincadeira, quanto um jogo sério de estratégia”.

Na Cidade do Saber, o xadrez está lado a lado com outros esportes competitivos, pois incentiva a inserção de Camaçari no cenário esportivo estadual, nacional e internacional. Assim como os outros esportes praticados na instituição, o xadrez também desempenha uma função de desenvolvimento cultural, resultando nos já conhecidos frutos: a educação, a inclusão social e a cidadania.



Esse post foi publicado de terça-feira, 8 de setembro de 2009 às 14:47, e arquivado em Noticias e Oportunidades. Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

7 comentários para “Xadrez: Um jogo para o Saber”
Lamarony Santos disse:

10 de setembro de 2009 às 10:40
Parabéns pela reportagem muito interessante esse jogo para crianças e adultos, a Cidade do Saber é um excelente centro de treinamento, creio, que se os governos de nosso País, desse maior incentivo ao esporte, teriam mais crianças fora das ruas, e com a cabeça voltada a outras coisas…

Ótimo trabalho de divulgação… Ajudando a iniciativa a atrair mais publico…

Bem legal!

Mais uma matéria bem feita. E mais um esporte daqueles que apesar da pouca prática com toda a seriedade, são deixados de lado pelas políticas hipócritas de esporte desse País.

Incentivos, como estes, da Cidade do Saber são louváveis!…
Parabéns pela matéria mais uma vez. rsrsrs

Acho que ainda faltam incentivos do governo para o esporte, tantas crianças adolescentes e jovens, que estão nas ruas poderiam estar em um ginásio esportivo com treinadores competentes desenvolvendo suas habilidades para algum esporte.

ESTA FALTANDO MAIS E MAIAS CIDADE DO SABER POR ESTE MUNDO AFORA…

Vamos trabalhar minha gente…

Rose disse:

10 de setembro de 2009 às 19:44
muito legal

viviane disse:

16 de setembro de 2009 às 16:17
Gostaria de saber como faço para meu filho aprender?
Obrigada!
Viviane.

admin disse:

16 de setembro de 2009 às 17:40
Olá Viviane!

Para participar desta atividade é preciso ter entre 06 e 16 anos de idade. Ainda temos vagas disponíveis e, para efetuar a matrícula você só precisa vir à Cidade do Saber portando os documentos necessários: carteira de identidade do responsável e também da criança (caso não possua, trazer a Certidão de Nascimento), atestado de matrícula da escola e comprovante de residência. Basta trazer os originais pois não ficamos com xerox.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação / Cidade do Saber

Priscila Damião disse:

29 de outubro de 2009 às 11:59
Parabéns pela iniciativa. Desejo que esta prática seja vista com um olhar mais aguçado.

cristiana pombo dasilva disse:

29 de novembro de 2009 às 13:02
Essa pratica é muito bom para o incetivo do desenvolvimento das crianças de nossa cidade. Por tanto a pratica desse jogo ajuda no desenvolvimento do raciocínio e capacidade de querer de qualquer criança no aprender da procura, do alcance de sua meta de vida.
contudo a divulgaçao excepcional dessa prática de jogo de raciocínio é excelente para ajudar a diminuir o numero de crianças das ruas de nossa cidade.
OBS: O NOME DO ALUNO NAO É RICARDO MAIS SIM RICK ARLEM.

José Souza disse:

20 de maio de 2010 às 13:45
Olá Joel.
Sou enxadrista a mais de 5 anos e munícipe aqui de Camaçari.
Procuro desafios.
Se quiser jogar contra, possamos agendar para jogar online ou presencialmente.
abraços

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.cidadedosaber.org.br/wp/2009/09/08/xadrez-um-jogo-para-o-saber/

Nenhum comentário:

Postar um comentário