RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

TEXTO 69 - ÁLVARO ALEXANDRE.

ENXADRISTA ÁLVARO ALEXANDRE.
FOTOGRAFIA: DOMINGOS CADÊNCIA.

O gosto pelo xadrez começou através do seu irmão. “Inspirei-me através do meu irmão, no bairro Golfe I, na década de 90, onde reinava o amadorismo do xadrez. Sem vaidade, o Tião, meu mestre era um bom praticante, motivo que me galvanizou a praticar a modalidade”, sublinhou Casimiro António, xadrezista sénior do Grupo Desportivo da EPAL.
Actualmente, Casimiro tem como mestre o árbitro António Xavier, figura incumbida de esboçar as opções técnico-tácticas, com a finalidade de aperfeiçoar o seu desempenho.
O xadrezista referiu que o jogo ciência contribui para o engrandecimento do nível intelectual. “É uma modalidade que ajuda as pessoas a discernirem com facilidade as coisas e aumenta a capacidade de análise. É necessário levar o xadrez às escolas do ensino de base”, desabafou.
O Atleta afirmou que Angola tem muito potencial. “O xadrez é uma modalidade que mexe com a mente das pessoas. Tem uma quota-parte na resolução das questões sociais. A sua eficácia passa por esforços conjugados entre os sectores de decisão do país e a contribuição individual e positiva do angolano. Essa é a chave do sucesso”, rematou.
O mercado interno é a sua fonte predilecta para a aquisição de material desportivo. “No mercado interno pode-se encontrar todo o tipo de material para a prática de xadrez. Consigo adquirir localmente os relógios, livros e guias de estudo, programas de software e computadores. Os meus investimentos para o xadrez rondam anualmente os 1.500 dólares. Os gastos não têm tido retorno. Os rendimentos dos torneios são baixos, não cobrem os valores gastos”, revelou o xadrezista.
Contudo, Casimiro António deixou uma mensagem aos mais jovens. “A prática do xadrez só produz benefícios. Para tal, os interessados devem procurar alguém com domínio na matéria para ensinar com exactidão. A integração na modalidade requer três horas de estudo diário e abster-se de alguns vícios”, finalizou.

Quem é quem ...

Nome: Casimiro João António.
Data de Nascimento: 03/03/1983.
Naturalidade: Luanda.
Nacionalidade: Angolana.
Altura: 1,70 metros.
Peso: 62 kg.
Clube: EPAL.
Modalidade: Xadrez.
Tabaco: Não.
Bebida: Sumos.
Número de calçado: 42.
Música: Soul Music.
Hobby: Leitura e xadrez.
Cor Preferida: Azul.
Religião: Ateu.
Calor ou Cacimbo: Cacimbo.
Filmes: Drama.
País: Angola.
Cidade: Luanda.
Estuda: Sim.
Classe: 4º Ano de Gestão e Administração Pública.
Instituição: Faculdade de Letras.
Um sonho a realizar: Concluir o doutoramento em gestão.
Títulos conquistados: Campeão Nacional de Juniores (2003, Namibe), bicampeão de júnior de Luanda (2001/ 2002), penta-campeão provincial e nacional por equipas.

Altos & Baixos.

Xadrezista vitorioso.

"A conquista do Campeonato Nacional de Juniores de 2003, realizado na província do Namibe, foi um dos feitos mais importantes que enriqueceu o meu palmarés. Na mesma fase, fui convocado para a pré-selecção nacional de seniores, que disputou os Panafricanos da Nigéria. Fiquei em quarto lugar no Africano de Juniores, realizado no Botswana, em 2002 e também me sagrei vencedor do torneio SARPCCO Games de 2003, no Botswana".

Falta de dinheiro.

"O meu afastamento do grupo escolhido para representar o país nos Panafricanos da Nigéria de 2003 marcou-me bastante. Por opção técnica, o malogrado professor Manuel Andrade colocou-me de fora. No Africano de Juniores, realizado na Líbia em 2003, mais uma vez fiquei em terra. A razão da minha desgraça foi o facto da Federação Angolana de Xadrez ter passado maus momentos, no capítulo financeiro".

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://jornaldosdesportos.sapo.ao/28/0/o_xadrez_mexe_com_a_mente_das_pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário