RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

TEXTO 74 - XADREZ E INTELIGÊNCIA.

Lendo um post sobre as pessoas mais inteligentes do mundo e seus respectivos QIs, me surpreendi com a quantidade de jogadores de xadrez entre as pessoas com os maiores QIs do mundo.

Eu sei jogar xadrez. Quer dizer, sei mexer as peças no tabuleiro. Não tenho muitas noções de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… Por isso, nunca gostei muito de jogar. Sempre utilizei meu tempo em jogos que melhoram outros tipos de habilidades. Winning Eleven, por exemplo, melhorou muito meu conhecimento sobre jogadores e times de futebol. Decathlon, minhas habilidades masturbatórias, ainda que muitos anos antes de eu necessitá-las. Street Fighter, meu vocabulário de palavrões.


Mas voltemos ao xadrez. Os jogadores deste esporte sempre são considerados gênios e o diabo a quatro. E daí? Xadrez desenvolve a inteligência? Só se for a inteligência para jogar xadrez. Não é como um gênio em matemática ou física, que pode usar seu conhecimento para aplicações em engenharia, por exemplo. Xadrez, no mundo real, não serve pra droga nenhuma.

Não, um bom jogador de xadrez não resolve seus problemas de maneira mais fácil. Um bom jogador de xadrez não pode usar este dom para solucionar coisas reais de fora do tabuleiro. Um bom jogador de xadrez não consegue fazer outras coisas que não sejam novas maneiras de dar xeque-mate utilizando apenas um peão e um bispo.

É como alguns amigos que tenho, ótimos jogadores de StarCraft, WarCraft e WhateverCraft, mas não tem condições de cursar um curso universitário decentemente.

Nem Kasparov, nem Deep Blue. Útil mesmo é saber aplicar a inteligência em algo de verdade e não em um jogo estúpido.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://grandeabobora.com/xadrez-e-inteligencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário