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quarta-feira, 7 de julho de 2010

TEXTO 72 - UMA FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO.

O jogo melhora o rendimento nas matérias exatas. Foto: Naldo Gomes.

Uma ferramenta para a educação.

Além de ser barato, esse esporte também tem trazido inúmeros benefícios educacionais. Pesquisas comprovam que sua prática pode aumentar a concentração e a memória dos alunos, entre outras melhorias.

Na década de 1980, o professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres, Robert Ferguson, realizou um teste que consistia em que todos os 14 estudantes do 6º grau da escola rural M.J.Ryan School, da Pensilvânia, Estados Unidos, tomassem lições de xadrez duas ou três vezes por semana.
Depois, Ferguson aplicou testes de memória de uma série de exames da Califórnia Achievement Tests e concluiu que a prática do jogo desenvolveu a memória dos estudantes e que essa habilidade foi transferida para a sala de aula.

Em 2004, no Brasil, foi aplicado durante três meses o ensinamento teórico e prático do jogo em 40 escolas do Piauí, Pernambuco, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, para uma turma de aproximadamente 6.400 alunos. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Esporte. Ao final, identificou que os alunos que participaram da pesquisa demonstraram, principalmente, uma melhoria na capacidade de concentração em sala de aula.

O atual número 1 do Brasil e da América do Sul e, também, o brasileiro melhor colocado no ranking da Federação Internacional do Xadrez (FIDE) onde ocupa a 123ª posição é o Grande Mestre Giovanni Vescovi. O enxadrista diz que há muitos estudos científicos sobre os benefícios desse esporte, mas reclama que, no Brasil, os projetos precisam ser um pouco mais desenvolvidos. “Você não quer criar campeões nas escolas. Mas uma criança, muitas vezes, participa desses projetos e sai sem saber muito bem o que é o xadrez. Ela aprende os rudimentos, mas não é um negócio que ficou muito claro para ela. Ou, não é uma prática que se torna constante na vida dela e por isso, pode ser que ela não atinja os objetivos”.


O jogo melhora o rendimento nas matérias exatas. Foto: Naldo Gomes
Além da memória e da concentração, a prática do jogo também melhora o rendimento em matérias exatas. Para Marina Hurba Nunes, mãe da atual campeã brasileira sub-12, Agatha Hurba Nunes, o xadrez melhorou o desempenho da jogadora em matemática, matéria em que Aghata tem as melhores notas da sala.

O administrador Ricardo Alboredo, pai da atual campeã paulista sub-14, Júlia Alboredo, ressalta a independência como um dos quesitos trabalhados pelo esporte. “Com alguma frequência acontece um lance irregular durante uma partida contra um adversário muito mais velho e a Júlia precisa ter a coragem de parar o relógio, chamar o árbitro, explicar o que está acontecendo, argumentar e convencer o árbitro, olho no olho. Imagine quanta coisa ela exercita numa atitude dessas!”, comenta.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://gomesnaldo.wordpress.com/2010/05/30/xadrez-educacao-blog-jornalismo-freelance/

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