REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dama_(xadrez)
http://ludicum.org/MR/textos/ArtigoSPM.pdf
Dama (xadrez)
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A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. Por sua alta mobilidade é a peça preferida do enxadrista iniciante.
No Chaturanga e Shatranj, antecessores mais antigos do xadrez, o lugar da Dama era ocupado peloFirzan ou Firz, equivalente ao vizir ou conselheiro real. Na Europa, durante a Idade Média, a Dama lentamente substituiu seu antecessor, apesar dos movimentos serem os mesmos, e já no final do século XIII estava presente em todo o continente. No fim do século XV, seu movimento foi ampliado atingindo a regra atual, embora as condições de promoção do peão a uma nova Dama ainda fossem restritas.
Por estar sujeita a ataques de peças menores em posições fechadas, normalmente não é utilizada na fase de abertura do jogo, embora existam aberturas classificadas na The Encyclopaedia of Chess Openings com sua utilização prematura. Nas fases de meio-jogo e final, torna-se extremamente útil, pois é empregada com facilidade em táticas como o garfo e o espeto.
A Dama movimenta-se em linhas retas pelas fileiras, colunas e diagonais no tabuleiro. Não pode pular suas próprias peças ou as adversárias e captura tomando a casa ocupada pela adversária. Devido ao seu valor, normalmente é trocada somente pela dama adversária e o seu sacrifício, em função de outras peças, são posições que normalmente determinam o desfecho da partida.
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O tabuleiro e as peças de xadrez têm sido utilizados na resolução de problemas muito
interessantes mas que não se reportam ao jogo em si. Neste tipo de problemas as peças de
xadrez movimentam-se segundo as regras do xadrez e o tabuleiro pode assumir o formato do
tabuleiro de xadrez 8x8 ou outros formatos, como 3x3, 4x4, nxn. O puzzle de xadrez mais
antigo que se conhece data de 1512 e é conhecido por “Guarini’s Problem”(Watkins, 2004).
Este problema consiste em trocar os cavalos brancos de lugar com os cavalos pretos, partindo
das posições presentes.
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