RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TEXTO 161: BOXE XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://chalellawebrevista.blogspot.com.br/p/esporte.html



Esporte


Para começar bem nosso primeiro post, nada mais legal do que falarmos em esportes inusitados, que nos deixam surpresos. Quem nunca viu uma boa briga de Boxe?  Ou então, uma inteligente partida de xadrez? E o que aconteceria se juntássemos essas duas modalidades?
Bom, é desse esporte que vamos falar agora!
         Já ouviram falar do Boxe-Xadrez?
 Para quem acha que o xadrez é um jogo só de nerds e que o boxe é só para os fortões é porque nunca ouviu falar de um esporte um tanto quanto estranho de primeiro momento... O boxe- xadrez!
 Esse é um esporte hibrido que une a inteligência do Xadrez com a agilidade e a força do Boxe. Teve início a partir de uma história em quadrinhos, Frio Equador, em 1992, e foi criada pelo francês Enki Bilal, no qual lutadores se enfrentavam em um ring em forma de tabuleiro de xadrez. Essa história em quadrinho inspirou um artista holandês Iepe Rubingh a dar vida ao esporte e organizar o primeiro campeonato no ano de 2003.
Também em 2003 foi criada a WCBO (World Chess Boxing Organisation, em português, Organização Mundial de Boxe-Xadrez), que está localizada em Berlim, na Alemanha.  Seu lema é "A luta é feita no anel e as guerras são travadas no tabuleiro".
Aqueles que acreditam que o xadrez é a parte mais fácil da luta- partida, estão enganados. Segundo os lutadores essa é a parte mais difícil, pois é complicado se concentrar, após a luta ficam de cabeça quente com adrenalina a flor da pele.
Essa nova modalidade consiste em alternar rounds de boxe e xadrez. Começando com uma rodada de xadrez e logo em seguida por uma de boxe, e assim por diante. São 11 rodadas, 6 de xadrez e 5 de boxe. As rodadas de xadrez duram 4 minutos e os rounds de boxe 3 minutos. O vencedor é quem der o xeque-mate ou nocautear o adversário pelo tempo, e se no final dos 11 rounds o duelo permanecer empatado os pontos arrecadados, como no boxe, servirão como critério de desempate e se mesmo assim permanecer o empate o jogador que estava com peças pretas ganha a partida.


 
João Vitor Storti

Nenhum comentário:

Postar um comentário