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terça-feira, 2 de outubro de 2012

TEXTO 156 - O JOGO DE XADREZ E A IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES - PARTE 8.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://ludicum.org/MR/textos/ArtigoSPM.pdf


Conclusões
Os resultados deste estudo, embora não nos permitam extrapolar para a população dos
alunos do Ensino Básico, não deixam de ser pertinentes para a população estudada. Desta
forma pensamos que seria desejável um maior investimento dos professores no ensino
sistemático do xadrez, procurando que os alunos sejam bons jogadores de xadrez.
Atendendo a que uma das limitações apontadas ao estudo se prende com a amplitude
dos anos de escolaridade, seria interessante verificar a aplicação do teste construído para este
estudo apenas para um dos níveis de ensino, ou apenas para um ano de escolaridade. Aliás,
pensamos que seria muito interessante a adaptação do teste para cada ano de escolaridade,
procurando incluir o 1.º e 2.º ano, que ficaram excluídos deste estudo. No entanto, o teste, por
si só, já era bastante extenso, pelo que se aconselha a que não seja aplicado juntamente com o
inquérito mas em momentos distintos.
Uma vez que o teste revelou que, inversamente à maioria dos alunos, os xadrezistas
resolvem melhor padrões numéricos do que padrões geométricos, torna-se emergente procurar
descobrir as razões onde assentam essas diferenças. Porque é que os bons jogadores de xadrez
identificam melhor os padrões numéricos? Porque é que estes jogadores reagem de forma
inversa aos restantes alunos? A resposta a esta e outras questões que eventualmente se possam
colocar poderão ser objecto de futuras investigações.

Torna-se fundamental a investigação através de estudos de caso que possam analisar
de que forma o ensino do xadrez pode contribuir para a resolução de problemas, não só na
área de Matemática, mas extensível a outras áreas do saber, atendendo a que a resolução de
problemas é apontada como uma competência transversal a desenvolver em todos os alunos.
Uma vez que o xadrez não é o único jogo de estratégia a ser referido no programa, será
que se obteriam os mesmos resultados para os outros jogos referidos, nomeadamente a batalha
naval, as damas e o mastermind? Ficamos curiosos acerca da resposta. Esperamos que outros
investigadores também o fiquem, a ponto de intentarem investigações nesse sentido.
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