RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

sábado, 14 de abril de 2012

TEXTO 100 - PARTE 4: TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000767372&opt=4
--------------------------------------------------
TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.
AUTOR: WILSON SILVA.
ORIENTADOR: PROFª DRA. ROSELY PALERMO BRENELLI.
DATA: 23.02.2010.

RESUMO.

O presente estudo teve por objetivo pesquisar se há correlação positiva entre os
desempenhos no jogo de xadrez e na Escala de Desenvolvimento do Pensamento
Lógico (EDPL). A base teórica que subsidiou o estudo foi a Epistemologia Genética de
Jean Piaget, privilegiando-se os conceitos de real, possíveis e necessário. Participaram
desta pesquisa trinta enxadristas estudantes de Ensino Médio em uma escola pública
de Curitiba, divididos, conforme sua proficiência em xadrez, em três grupos de dez
estudantes: básico, intermediário e avançado. Para a composição do grupo avançado,
o professor de xadrez da escola indicou os dez estudantes com melhor desempenho
em competições, e também foi utilizada uma escala enxadrística, o rating, que
quantifica o desempenho dos jogadores. O professor também selecionou os estudantes
para os grupos intermediário e básico. Foram utilizados três tipos de instrumentos para
a coleta de dados: a escala para avaliação do nível de desenvolvimento cognitivo
(Escala de Desenvolvimento do Pensamento Lógico – EDPL); partidas de todos os
estudantes contra um programa de computador; e um torneio de xadrez entre os
estudantes do grupo avançado. A análise dos dados foi dividida em quatro momentos
principais. Primeiro, análise das partidas jogadas contra o computador, com os objetivos
de caracterizar e comparar o desempenho enxadrístico dos grupos, e calcular seu
índice de expertise no xadrez. Segundo, comparação entre nível enxadrístico e
desempenho na EDPL, para identificar em quais provas da EDPL os participantes
apresentaram melhor desempenho. Terceiro, comparações de desempenho no torneio
de xadrez, realizado com o grupo avançado, e desempenho na EDPL, para verificar se
os desempenhos foram semelhantes. Por último, foram efetuadas comparações entre
sexo, idade e série escolar na EDPL, para verificar possíveis diferenças entre estas
variáveis na EDPL. A análise dos dados mostrou que o desempenho geral na EDPL
dos estudantes do grupo avançado foi 31,7% superior ao dos demais estudantes. Das
quatro provas da EDPL que exigem nível cognitivo formal, os estudantes do grupo
avançado tiveram desempenho superior em três: permutações, com desempenho 50%
superior; probabilidade, com desempenho 27,15% superior; e curvas mecânicas, com
desempenho 46,73% superior. Assim, os dados colhidos e verificados neste estudo
permitem afirmar que existe uma correlação positiva entre desempenho enxadrístico e
desempenho na EDPL.
Palavras-chave: Jogo de xadrez. Pensamento formal. Cognição.

ABSTRACT
This study aimed to research if there is a positive correlation between the performances
at the game of chess and on the Logical Thought Evaluation Scale (Echelle de
Developpement de la Pensée Logique – EDPL). The theoretical basis for this study has
been Jean Piaget´s Genetic Epistemology, focusing on the concepts of real, possible
and necessary. Participants at the research were thirty chess players, high school
students at a public school from Curitiba, which were divided, according to their
proficiency at chess, into three groups of ten students: elementary, intermediate and
advanced. The group of advanced players has been selected by the chess teacher in
the school, from students with the best performances at competitions, and the chess
rating was also employed, to quantify performances of these advanced players. The
chess teacher has also indicated the students for the groups of elementary and
intermediate players. Three types of tools for data collection were used: a scale for
assessing the level of cognitive development (the EDPL); games played by all
participants against a computer program; and a chess tournament between the
advanced players. Data analysis was divided into four main stages. First, the games
played against the computer were analyzed, to characterize and compare groups as to
their chess performance, and calculate their index of expertise at chess. Second,
comparing chess level and performances on the EDPL, to identify at which tests of the
EDPL the participants have performed best. Third, comparisons between the
performances at the chess tournament, played by the advanced group, and the
performances on the EDPL, to check if these performances were similar. Finally,
comparisons were made between sex, age and grade on the EDPL, to check possible
differences in these variables on the EDPL. Data analysis has showed that the overall
performance of the students from the advanced group, on the EDPL, was 31.7% higher
than that of the other students. Out of the four tests of the EDPL demanding formal
cognitive level, students from the advanced group had superior performances at three of
them: permutations, with a 50% higher performance; probability, with a 27.15% higher
performance; and mechanical curves, with a 46.73% higher performance. Thus, the data
researched and verified allow one to affirm that there is a positive correlation between
chess performance and the performance on the EDPL.
Keywords: Game of chess. Formal thought. Cognition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário