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sábado, 14 de abril de 2012

TEXTO 97 - PARTE 1: TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000767372&opt=4
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TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.
AUTOR: WILSON SILVA.
ORIENTADOR: PROFª DRA. ROSELY PALERMO BRENELLI.
DATA: 23.02.2010.


Consultar: Faculdade de Educação - FE
Título [PT]: Raciocinio logico e o jogo de xadrez : em busca de relações
Título [EN]: Logical reasoning and the game of chess : in search of relations
Autor(es): Wilson da Silva
Palavras-chave [PT]:

Xadrez - Jogos , Pensamento (Psicologia), Cognição

Palavras-chave [EN]:
Game of chess , Thought (Psychology), Cognition ,

Área de concentração: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação
Titulação: Doutor em Educação
Banca:
Rosely Palermo Brenelli [Orientador]
Lino de Macedo
Evely Boruchovitch
Regina Celia Grando
Antonio Villar Marques de Sa

Resumo:
Resumo: O presente estudo teve por objetivo pesquisar se há correlação positiva entre os desempenhos no jogo de xadrez e na Escala de Desenvolvimento do Pensamento Lógico (EDPL). A base teórica que subsidiou o estudo foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget, privilegiando-se os conceitos de real, possíveis e necessário. Participaram desta pesquisa trinta enxadristas estudantes de Ensino Médio em uma escola pública de Curitiba, divididos, conforme sua proficiência em xadrez, em três grupos de dez estudantes: básico, intermediário e avançado. Para a composição do grupo avançado, o professor de xadrez da escola indicou os dez estudantes com melhor desempenho em competições, e também foi utilizada uma escala enxadrística, o rating, que quantifica o desempenho dos jogadores. O professor também selecionou os estudantes para os grupos intermediário e básico. Foram utilizados três tipos de instrumentos para a coleta de dados: a escala para avaliação do nível de desenvolvimento cognitivo (Escala de Desenvolvimento do Pensamento Lógico - EDPL); partidas de todos os estudantes contra um programa de computador; e um torneio de xadrez entre os estudantes do grupo avançado. A análise dos dados foi dividida em quatro momentos principais. Primeiro, análise das partidas jogadas contra o computador, com os objetivos de caracterizar e comparar o desempenho enxadrístico dos grupos, e calcular seu índice de expertise no xadrez. Segundo, comparação entre nível enxadrístico e desempenho na EDPL, para identificar em quais provas da EDPL os participantes apresentaram melhor desempenho. Terceiro, comparações de desempenho no torneio de xadrez, realizado com o grupo avançado, e desempenho na EDPL, para verificar se os desempenhos foram semelhantes. Por último, foram efetuadas comparações entre sexo, idade e série escolar na EDPL, para verificar possíveis diferenças entre estas variáveis na EDPL. A análise dos dados mostrou que o desempenho geral na EDPL dos estudantes do grupo avançado foi 31,7% superior ao dos demais estudantes. Das quatro provas da EDPL que exigem nível cognitivo formal, os estudantes do grupo avançado tiveram desempenho superior em três: permutações, com desempenho 50% superior; probabilidade, com desempenho 27,15% superior; e curvas mecânicas, com desempenho 46,73% superior. Assim, os dados colhidos e verificados neste estudo permitem afirmar que existe uma correlação positiva entre desempenho enxadrístico e desempenho na EDPL.

Abstract: This study aimed to research if there is a positive correlation between the performances at the game of chess and on the Logical Thought Evaluation Scale (Echelle de Developpement de la Pensée Logique - EDPL). The theoretical basis for this study has been Jean Piaget´s Genetic Epistemology, focusing on the concepts of real, possible and necessary. Participants at the research were thirty chess players, high school students at a public school from Curitiba, which were divided, according to their proficiency at chess, into three groups of ten students: elementary, intermediate and advanced. The group of advanced players has been selected by the chess teacher in the school, from students with the best performances at competitions, and the chess rating was also employed, to quantify performances of these advanced players. The chess teacher has also indicated the students for the groups of elementary and intermediate players. Three types of tools for data collection were used: a scale for assessing the level of cognitive development (the EDPL); games played by all participants against a computer program; and a chess tournament between the advanced players. Data analysis was divided into four main stages. First, the games played against the computer were analyzed, to characterize and compare groups as to their chess performance, and calculate their index of expertise at chess. Second, comparing chess level and performances on the EDPL, to identify at which tests of the EDPL the participants have performed best. Third, comparisons between the performances at the chess tournament, played by the advanced group, and the performances on the EDPL, to check if these performances were similar. Finally, comparisons were made between sex, age and grade on the EDPL, to check possible differences in these variables on the EDPL. Data analysis has showed that the overall performance of the students from the advanced group, on the EDPL, was 31.7% higher than that of the other students. Out of the four tests of the EDPL demanding formal cognitive level, students from the advanced group had superior performances at three of them: permutations, with a 50% higher performance; probability, with a 27.15% higher performance; and mechanical curves, with a 46.73% higher performance. Thus, the data researched and verified allow one to affirm that there is a positive correlation between chess performance and the performance on the EDPL.

Data de Defesa: 23-02-2010
Código: 000767372
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Rosely Palermo Brenelli
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: Tese (doutorado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação



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