RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

sábado, 14 de abril de 2012

TEXTO 110 - PARTE 14: TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000767372&opt=4
--------------------------------------------------
TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.
AUTOR: WILSON SILVA.
ORIENTADOR: PROFº DRA. ROSELY PALERMO BRENELLI.
DATA: 23.02.2010.


O próximo passo foi simular a memória do mestre para posições de xadrez, o
que foi feito com o programa MAPP (Memory-Aided Pattern Perceiver), que conteve um
componente de aprendizagem e um componente de performance:
The learning component, which uses the learning mechanisms of EPAM,
simulates the storage in long-term memory of varying amounts of information
about simple, recurring patterns of pieces on a chess board. Thus it can attempt
to simulate the long-term pattern memory of a week chess player (few patterns
stored) or of a chess master (many patterns stored). (SIMON; GILMARTIN,
1973, p. 30).

Os principais processos do programa MAPP podem ser vistos na figura 17.

FIGURA 17 – O PROGRAMA MAPP.


Com as duas redes totalizando aproximadamente 1.000 padrões, a simulação
reconheceu aproximadamente 50% das peças corretas de cada posição, onde o mestre
atingiu 80% (SIMON; GILMARTIN, 1973, p. 42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário