PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000767372&opt=4
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TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.
AUTOR: WILSON SILVA.
ORIENTADOR: PROFº DRA. ROSELY PALERMO BRENELLI.
DATA: 23.02.2010.
O próximo passo foi simular a memória do mestre para posições de xadrez, o
que foi feito com o programa MAPP (Memory-Aided Pattern Perceiver), que conteve um
componente de aprendizagem e um componente de performance:
The learning component, which uses the learning mechanisms of EPAM,
simulates the storage in long-term memory of varying amounts of information
about simple, recurring patterns of pieces on a chess board. Thus it can attempt
to simulate the long-term pattern memory of a week chess player (few patterns
stored) or of a chess master (many patterns stored). (SIMON; GILMARTIN,
1973, p. 30).
Os principais processos do programa MAPP podem ser vistos na figura 17.
FIGURA 17 – O PROGRAMA MAPP.
Com as duas redes totalizando aproximadamente 1.000 padrões, a simulação
reconheceu aproximadamente 50% das peças corretas de cada posição, onde o mestre
atingiu 80% (SIMON; GILMARTIN, 1973, p. 42).
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