RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

sábado, 14 de abril de 2012

TEXTO 109 - PARTE 13: TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000767372&opt=4
--------------------------------------------------
TESE DE DOUTORADO EM XADREZ - RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES.
AUTOR: WILSON SILVA.
ORIENTADOR: PROFº DRA. ROSELY PALERMO BRENELLI.
DATA: 23.02.2010.


O passo seguinte foi entender as estruturas perceptivas dos mestres de xadrez,
o que foi feito no famoso artigo Perception in chess, já citado no item 2.2 (CHASE;
SIMON, 1973).
Chase e Simon (1973 a, b), ao investigar os experimentos de De Groot (1946),
confirmaram as descobertas de Miller (1956) sobre a capacidade de armazenamento da
memória de curta duração (7 ± 2), adicionando contribuições teóricas e metodológicas.
No dizer de Chase e Simon:

By measuring the time intervals between placements of successive pieces when
the subjects attempted to reconstruct the positions, we were able to identify the
boundaries of perceptual chunks. The data suggest that the superior
performance of stronger players (which does not appear in random positions)
derives from the ability of those players to encode the position into larger
perceptual chunks, each consisting of a familiar subconfiguration of pieces.
Pieces within a single chunk are bound by relations of mutual defense,
proximity, attack over small distances, and common color and type. (CHASE;
SIMON, 1973a, p. 80).

Para explicar o desempenho dos mestres, propuseram a hipótese que estes
podiam armazenar um grande número de padrões na memória de longo prazo, tais
como estruturas características dos peões do roque, cadeias de peões, configurações
de ataque, etc. Segundo esta perspectiva, a habilidade do enxadrista reside em um
grande acervo de blocos (chunks), classificados por uma rede de diferenciação.
(SIMON; GILMARTIN, 1973, p. 29).


Nas figuras 9 a 16 pode-se ver a reconstrução de uma posição base (figura 9)
por um mestre de xadrez chunk por chunk (figuras 10 a 16), sendo que cada novo
chunk está destacado na cor cinza, totalizando sete, como assinalado por Miller
(1956)14.

14 O artigo de Chase e Simon (1973) não faz menção, mas pode-se observar que o peão que foi colocado
na casa a3 no chunk 5 aparece misteriosamente em a2 no chunk 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário